Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Maripossa

Tudo que tem asas deve voar,por isso a borboleta selvagem o faz sem nunca olhar para onde.

Maripossa

Tudo que tem asas deve voar,por isso a borboleta selvagem o faz sem nunca olhar para onde.

Dia Mundial dos Oceanos

08.06.08, maripossa



Neste dia dos oceanos, vamos lembrar um pouco os Portugueses que foram os grandes descobridores.
Só há um quarto de século se reconheceu com carácter científico das navegações dos Portugueses, que eles foram os criadores da ciência marítima, que permitiu a navegação oceânica e a expansão da Europa em todo o mundo. Criaram o navio próprio para os Descobrimentos ao longo das costas de África e da América – a caravela; adaptaram o astrolábio aos usos da navegação e formularam pela primeira vez os métodos e regimentos para determinar a posição das terras descobertas; traçaram a nossa estrada ao longo dos oceanos; fixaram nos mapas o contorno dos mundos e dirigiram, dia a dia viagem a viagem, naufrágio a naufrágio roteiro de todos os mares e em todos os rumos da rosa-dos-ventos.
Dois oceanos, o Atlântico e o Indico, cuja imensidade e intercomunicação eram desconhecidas, são unidos entre si e rasgados; pela primeira vez, de alto a baixo e de lado a lado.
Humanidades novas, totalmente ignoradas surgem aos olhos dos navegadores, na orla ou no interior dos continentes. E ao mesmo tempo, plantas, flores, selvas, feras, aves, astros povos artes e religiões, desenrolam formas, cores sabores, aromas jamais imaginadas! Não há na história maior deslumbramento!

4 comentários

Comentar post