Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Maripossa

Tudo que tem asas deve voar,por isso a borboleta selvagem o faz sem nunca olhar para onde.

Maripossa

Tudo que tem asas deve voar,por isso a borboleta selvagem o faz sem nunca olhar para onde.

Dia das Comunidades e Losofonia

10.06.07, maripossa

Kizomba consiste num instrumento musical que dá o nome a um tipo de dança da África lusófona, mas especialmente de Angola.

Kizomba era também a festa do povo negro que resistiu bravamente à escravidão. Era congregação, confraternização, resistência. Um chamado à luta por liberdade e por justiça. Kizomba era festa e resistência cultural de um povo. A festa do negro, do pobre e do índio. Era a exaltação da vida e da liberdade.

Kizomba é também um movimento de estudantes com actuação em diversos estados do Brasil, que entende que as entidades nacionais brasileiras e o movimento estudantil vivem desde metade da década de 90 um processo de distanciamento da maioria dos estudantes brasileiros que acaba por conduzi-los a uma profunda crise de legitimidade. Crise esta que somente poderá ser superada a partir de uma radical mudança na forma como o movimento estudantil se organiza. Combate a crise de cultura política e conjuntural que afecta a todos aos actores do ME. A dinâmica que tomou conta da maioria das entidades estudantis favorece práticas antidemocráticas, burocráticas, a despolitização e o desencantamento com o movimento estudantil.

Suas directrizes políticas apontam para a participação política dos estudantes na construção de suas entidades, a democratização das instâncias de decisão do movimento, do dialogo com demandas sempre relegadas à segundo plano, que saiba dialogar com os demais movimentos sociais. Essas são os pressupostos para que a UNE e o movimento estudantil se fortaleçam e recuperem um papel mais protagonista nos grandes debates nacionais e nas disputas colocadas no actual período.

Kizomba, o nome desse colectivo, é uma referência explícita à trajectória de resistência negra, indígena e popular desenvolvida no Brasil ao longo de nossa história. Para esses, o legado de luta de nosso povo deve ser a referencia fundamental para que o movimento estudantil se revigore, se reencontre com sua própria historia.

Kizomba é um movimento vivo, ainda em construção que será encontrada em um ambiente democrático, participativo

 Fonte wikipédia

 

Hoje se comemorando o Dia de Portugal e das comunidades da lusofobia será esta dança do Kizomba uma forma demonstrada, como os povos africanos através da suas danças, impunham as suas a qual a sua liberdade era o mais importante para as suas vidas, e fê-lo perante os impérios colonizadores e isto mostra que era um acto de guerra e libertação, depois de tempos passados e outros povos vindos de todas as partes do mundo, para Portugal, vem demonstrando as suas culturas, quer através da dança, nos sabores e costumes a isto se chama losofonia, a qual está muito bem assinalada neste dia de Camões e das Comunidades

 

 

maripossa/Lisa 

Foto tirada da net se a foto for de algém será retirada

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.