Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Maripossa

Tudo que tem asas deve voar,por isso a borboleta selvagem o faz sem nunca olhar para onde.

Maripossa

Tudo que tem asas deve voar,por isso a borboleta selvagem o faz sem nunca olhar para onde.

Vindimas

19.09.08, maripossa

Nesta altura se começam a planear as vindimas aqui no norte. Pois se começa cedo e muita gente gosta de ajudar a tamanho trabalho e canseira, os homens se preparam para a subida e descida das escadas de grandes passadas, e com bastante altura para chegar aos bardos carregadas de uvas maduras. As mulheres as carregam a cabeça para os lagares, tratam da comida e levar aos campos as merendas; pois a meio da manhã já está a ser servido,o belo bacalhau frito broa azeitonas e vinho,em alguns lados se serve o presunto e salpicão feito em casa e de belo sabor.

É chegada a hora da refeição do meio dia,se come feijoada,para dar sustança,uma bela arrozada de frango caseiro o chamado (pica no chão) que tão bem sabe, se continua o trabalho árduo pela tarde fora,de vez em quando lá anda a mulher, a levar a caneca de barro e tijela na mão para dar de beber aos homens que colhem as uvas.

Depois de o vinho colhido e lagar cheio,se saltavam para dentro dos lagares, davam braços, avançavam e recuavam numa longa fila, de um lado para o outro, esmagando as bagas num ritmo cadenciado; actualmente, esses homens foram substituídos por métudos mecânicos.

O período de fermentação vai estabelecer o valor do produto. Finalmente o vinho é cuado e vazado e a fermentação interrompida pela adição de aguardente vínica, utilizada em geral na percentagem de um quinto de vinho extraído.

Em muitos lados ao som da consertina se houvem cantares pela noite dentro,alegrando este belo quadro que são as vindimas, que muda muito de lugar para lugar, e conselho.

Lisa

 

(fotos google)

2 comentários

  • Imagem de perfil

    maripossa

    20.09.08

    Amiga. É verdade, as vezes até penso que actualmente habito noutro planeta! Os tempos avançam e nada para até um dia. Beijinho saúde Lisa
  • Comentar:

    Mais

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.