Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Maripossa

Tudo que tem asas deve voar,por isso a borboleta selvagem o faz sem nunca olhar para onde.

Maripossa

Tudo que tem asas deve voar,por isso a borboleta selvagem o faz sem nunca olhar para onde.

Dança Maxixe

20.07.07, maripossa

O Maxixe (também foi conhecido por Tango brasileiro) é uma dança de casal brasileira que esteve em moda entre o fim do século XIX e o início do século XX. Dançava-se acompanhada da forma musical do mesmo nome, contemporânea da polca e dos princípios do choro e que contou com compositores como Ernesto Nazareth e Patápio Silva. Mas o maior nome na composição de maxixes foi, sem dúvida, o da maestrina Chiquinha Gonzaga.

Teve a sua origem no Rio de Janeiro na década de 1870, mais ou menos quando o tango também dava os seus primeiros passos na Argentina e no Uruguai, do qual sofreria algumas influências. Dançada a um ritmo rápido de 2/4, notam-se também influências do lundu, das polcas e das habaneras.

Tal como o tango, este estilo foi também exportado para a Europa e Estados Unidos da América, no início do século XX.

O samba e a lambada são dois exemplos de danças que devem algumas contribuições de estilo ao Maxixe.


Nos fins do século XIX, costumava-se designar como samba as festas de dança de negros escravos. Foi nessa época que começaram a se tornar tradicionais as reuniões nas casas das velhas baianas que haviam emigrado para o Distrito Federal

O maxixe foi o primeira,tipo de dança urbana surgida no brasil! Era dançado em locais,que não atendiam a mooral e bons custumes da época,como em forrós,gafieiras da cidade,por volta 1875.

Homems de classes mais previlegiadas frequentavam esses bailes e gafieiras,em busca da sensualidade das danças africanas.

Os pares enlaçam-se pelas pernas e braços,apoiando-se na testa,de tal maneira que lhe valeu o título de escandalosa e excomungada. Foi perseguida pela policía,igreja,chefes de familía.

Para que pudessem ser tocadas em casa de familía,as partituras de maxixe traziam o imprópio nome de "Tango Brasileiro"

Foto tirada da Net/se for de algém sera retirada

6 comentários

Comentar post