Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Maripossa

Tudo que tem asas deve voar,por isso a borboleta selvagem o faz sem nunca olhar para onde.

Maripossa

Tudo que tem asas deve voar,por isso a borboleta selvagem o faz sem nunca olhar para onde.

Dança Maxixe

20.07.07, maripossa

O Maxixe (também foi conhecido por Tango brasileiro) é uma dança de casal brasileira que esteve em moda entre o fim do século XIX e o início do século XX. Dançava-se acompanhada da forma musical do mesmo nome, contemporânea da polca e dos princípios do choro e que contou com compositores como Ernesto Nazareth e Patápio Silva. Mas o maior nome na composição de maxixes foi, sem dúvida, o da maestrina Chiquinha Gonzaga.

Teve a sua origem no Rio de Janeiro na década de 1870, mais ou menos quando o tango também dava os seus primeiros passos na Argentina e no Uruguai, do qual sofreria algumas influências. Dançada a um ritmo rápido de 2/4, notam-se também influências do lundu, das polcas e das habaneras.

Tal como o tango, este estilo foi também exportado para a Europa e Estados Unidos da América, no início do século XX.

O samba e a lambada são dois exemplos de danças que devem algumas contribuições de estilo ao Maxixe.


Nos fins do século XIX, costumava-se designar como samba as festas de dança de negros escravos. Foi nessa época que começaram a se tornar tradicionais as reuniões nas casas das velhas baianas que haviam emigrado para o Distrito Federal

O maxixe foi o primeira,tipo de dança urbana surgida no brasil! Era dançado em locais,que não atendiam a mooral e bons custumes da época,como em forrós,gafieiras da cidade,por volta 1875.

Homems de classes mais previlegiadas frequentavam esses bailes e gafieiras,em busca da sensualidade das danças africanas.

Os pares enlaçam-se pelas pernas e braços,apoiando-se na testa,de tal maneira que lhe valeu o título de escandalosa e excomungada. Foi perseguida pela policía,igreja,chefes de familía.

Para que pudessem ser tocadas em casa de familía,as partituras de maxixe traziam o imprópio nome de "Tango Brasileiro"

Foto tirada da Net/se for de algém sera retirada

2 comentários

  • Imagem de perfil

    maripossa

    31.08.07

    Amiga Sofia Rosa, gostei desta visita, sobre a dança do maxixe ou Samba de Gafieira,por aqui no Norte, porque sou do Norte, não onde se dança, no Sul mais propriamente em Lisboa, nos Alunos de Apolo, certamente será informada disso. Beijinho e volte sempre
  • Comentar:

    Mais

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.