Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Maripossa

Tudo que tem asas deve voar,por isso a borboleta selvagem o faz sem nunca olhar para onde.

Maripossa

Tudo que tem asas deve voar,por isso a borboleta selvagem o faz sem nunca olhar para onde.

O ELEMENTO FOGO

18.02.07, maripossa

O Fogo é o grande motor da existência.A força explosiva primordial. A potência activa, geradora, interveniente.

O núcleo dinâmico da energia física e psíquica.

Fogo é expansão, irradiação, progecção.Na Astrologia os signos de fogo simbolizam acção. A forma como a personalidade se afirma e dinamiza. Por isso, ele é o elemento que ensina a verdadeira qualidade de cada um, a sua identidade.

Ao nível psicológico, o Fogo é o mundo de emoção.

Em mover e significa na sua origem pôr em movimento. Isso é, agitar-se emocionar-se, vibrar num registo mais acelerado. A emoção expande-se, projectasse, adere, edentifica-se.Vivência a que vulgarmente se chama amor. O Amor é uma emoção de Fogo. Como a Fé, que é adesão amorosa a um conhecimento,é o Fogo igualmente.

Os mestres chineses definem o Fogo como aquilo que se agarra. Sem suporte, o Fogo apaga-se, consome-se. Por isso, o Fogo exprime sempre a Fé em alguma coisa. Força dinamizada por alguém ou por algum objectivo. O Fogo arde através de uma qualquer lenha, física ou psíquica, que lhe serve de alimento.

Em termos subjectivos, fogo é entusiasmo, tem sempre uma causa que o justifica, um estímulo, uma razão de ser que acende a fogueira das emoções. Por isso, o ar que é energia mental activa o Fogo.

Quanto isso ou esses em que nos projectamos já não suportam a nossa expansão, perde-se o Fogo. Perder o Fogo é não ter força Vital.É ficar inactivo, passivo, parado, sem vontade de intervenção.É ficar prisioneiro da Água.Retido por memórias inconscientes, fechado num universo íntimo, obscuro e redutor.

Se Fogo é Vida, a ausência de Fogo é a morte.

O Fogo activa a subjectividade individual com o mundo exterior. Ao agir, o fogo evapora a àgua dos nossos registos inconscientes.O sentimento que daí resulta é um sentimento de prazer. Traduz o bem-estar de uma consciência ampliada pela libertação de cargas irracionais. Por isso, a expressão do Fogo é o riso.

São três os signos de Fogo: o Carneiro, simboliza o primeiro impulso activo; o Leão, Fogo da consciência individualizada;  o Sagitário, o terceiro e último Fogo.A sua seta indica a direcção. Fogo orientado, atribuído ao ideal que pode animar a vida.Traduz uma projecção amorosa numa ética imutável. Noutro grau de conhecimento, além da força instintiva do Escorpião.

O Fogo do Sagitário exprime a identificação emocional aos valores do Espírito, permite a quem com ele se emociona ascender a níveis superiores de consciência.

 

O Fogo.Força primordial, potência activa,geradora, interveniente. Simboliza o Mundo de Emoção.

 

 

Do Livro Portugal Misterioso  Selecções Reader,s Digest

 

 

 

2 comentários

Comentar post