Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Maripossa

Tudo que tem asas deve voar,por isso a borboleta selvagem o faz sem nunca olhar para onde.

Maripossa

Tudo que tem asas deve voar,por isso a borboleta selvagem o faz sem nunca olhar para onde.

Memórias de Zeca Afonso

23.02.07, maripossa

José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos(ZECA AFONSO) nasceu em Aveiro, a 2 de Agosto de 1929, filho de um magistrado e duma professora primária.A infância reparte-se entre Aveiro Angola, Moçambique Belmonte e Coimbra devido as deslocações do pai

Em Coimbra, estudante do Liceu D. João lll, conhece o guitarrista António Portugal e começa a interessar-se pela música. Em fins da década de 40, já aluno de Ciências Histórico-Filosóficas da Faculdade de Letras de Coimbra, destaca-se à semelhança do irmão como cantor de Fados.

Faz o Serviço Militar em Mafra (entre 1953 e 1955) regressa África em 1964 da qual foi fundamental para a formação política, volta Portugal em 1967 e edita pela primeira vez um (lonplaying) com baladas .

Expulso do ensino por razões políticas, dedica-se mais á música e inicia as primeiras gravações com (cantares de andarilho) em 1968 no ano a seguir grava «Contos velhos Rumos Novos» e em 1970 publica«Tráz um Amigo Também»

Zeca Afonso, faz frente ao regime com suas canções de intervenção, e grava com Sérgio Godinho, Adriano Correia De Oliveira, Fausto  Luís Cília, e José Mário Branco entre outros.

Em 1982 em visita Moçambique. É-lhe diagnosticada uma doença incurável (esclerose lateral amiotrófico) pela qual vem a Falecer em 23 de Fevereiro de 1987 com 57 anos de idade.

Como eu lembro a balada (àguas das fontes calai ó Ribeira chorai que eu não volto a cantar) e a canção  do Menino do bairro Negro!  Negro Bairro Negro, Bairro negro.Onde não há pão não há sossego

Amigo

Maior que o pensamento

Por essa estrada amigo vem

Não percas tempo que o vento

È meu amigo também.......Lindo.....

 

 

Grândola vila morena, terra da fraternidade

O povo quem mais ordena dentro de ti ó Cidade.......Liberdade sempre

Esta canção seria a chave para Abril e democracia

 

Para ti Zeca Afonso que me habituei a ouvir as tuas canções, e que sempre que as ouço o meu corpo tem arrepios, de liberdade e fraternidade, e como todos os Portugueses que amam este cantinho só nosso sejamos capaz de lutar com todas as forças, para esta liberdade passar de pais para filhos e avôs para netos, pois as tuas lutas estão no coração dos que gostam deste país tem orgulho nos seus Cantores, Poetas e todos os seus filhos que sofreram as agruras da prisão, e da ditadura. Pois para ti dou onde estiveres uma salva de palmas pelo conserto que neste dia estás a dar a todos os Portugueses de bem

 

 

 

 

 

 

 

16 comentários

Comentar post