Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Maripossa

Tudo que tem asas deve voar,por isso a borboleta selvagem o faz sem nunca olhar para onde.

Maripossa

Tudo que tem asas deve voar,por isso a borboleta selvagem o faz sem nunca olhar para onde.

Dia de Ramos

16.03.08, maripossa

Hoje é dia de ramos, mas nos poderia levar a tempos distantes do verdadeiro dia e seu significado, dos tempos de outrora onde as tradições se mantinham hoje tudo acabou e pouco se conserva deste dia.

Já algum tempo distante, me lembro da ida a casa da madrinha levar o ramo pela manhã, de vestido de folhos tranças no cabelo, raminho na mão pequena; mas sempre com passo firme, de chegar ao meu lugar.

Pois o ramo tinha por brio e aprumo ser de lindas flores, Orquídeas Rosas ou Tulipas, compradas na véspera no mercado do Bolhão; pois a minha madrinha, dava bastante valor a este dia. Até o velhinho mercado parece estar em desuso pelos tempos, pois ele é um marco na Cidade do Porto, pela beleza arquitectónica pelas vendedeiras com os seus pregões, ainda hoje mesmo distante da minha cidade, sempre que me desloco a esta Cidade tenho de visitar este mercado, pois para mim continua a ser um símbolo da cidade.

Sempre gostei do dia de Ramos, pela sua simbologia, pois neste dia comecei a namorar o marido, passados anos neste dia nasceu a minha filha, claro está não na data, pelo meu sobrenome Ramos, por todas estas razões gosto.

Tradições

O Ramos das folhas de oliveira - simboliza que haja paz (até a pomba da paz traz no bico um ramo de oliveira) e que nunca falte a luz (divina), isto porque dantes as pessoas alumiavam-se com lamparinas de azeite, e o azeite faz-se com as azeitonas, que são o fruto da oliveira; como é princípio da Primavera,as flores (malmequeres, papoilas, etc.) – que haja alegria (simbolizada pela cor das flores). O malmequer ainda significa ouro e prata, a papoila, amor e vida e o alecrim, saúde e força;

A videira – que haja vinho e alegria (se bem que por vezes, um leva ao outro...);

O alecrim – que não falte saúde e força.

maripossa

 

 

15 comentários

Comentar post