Titanic
Titanic[1] foi um navio transatlântico da Classe Olympic da British White Star Line construído em 1912 nos estaleiros da Harland and Wolff, na Irlanda. Era o maior objeto móvel já construído pelo homem em sua época. Tinha um comprimento de cerca de 269 metros (ou seja, quase três campos de futebol) por 28 metros de largura e uma altura de 54 metros, aproximada de um prédio de 11 andares. Saiu do Porto de Southampton, na Inglaterra, no dia 10 de Abril de 1912 com destino a Nova Iorque, transportando aproximadamente 2.223 pessoas a bordo, entre passageiros e tripulação. Às 23h40 do dia 14, colidiu com um iceberg e afundou-se duas horas e meia depois. Hoje ele ainda é o acidente marítimo mais famoso do Século XX. Pertencia à mesma classe de navios do RMS Olympic e HMHS Britannic.
O Titanic, era, na sua época um luxuoso palácio flutuante. A ideia era fazer os ricos sentirem-se em casa. O navio, com capacidade para 3000 pessoas, tinha três classes: a primeira classe, destinada a ricos milionários; a segunda, destinada a classe média e a terceira, destinada a pessoas com poucos recursos, especialmete imigrantes. Descrição de cada classe:
O Titanic em construção.Primeira Classe: Classe privilegiada, muito arejada, imaculadamente limpa e com extravagâncias para a época. Uma escadaria esculpida na madeira, com uma cúpula que iluminava o local e três elevadores. Havia a bordo uma sala de estar, onde as ricas senhoras podiam tomar o chá enquanto conversam, sala de fumantes, onde os milionários se gabavam das suas riquezas, diversos restaurantes como o café parisiense, destinado aos adolescentes; o restaurante a la carte, destinado aos mais velhos; varanda de descanso, foi criada especialmente para os mais velhos mas também podia servir para tomar o pequeno almoço.
Havia uma sala de jantar decorada com pilares dourados e objetos de prata, também havia um local onde a orquestra tocava músicas suaves. Havia uma lindíssima biblioteca, uma das mais recheadas do Atlântico. As suites dos milionários eram verdadeiras mansões: sala de convívio, dois quartos, casa de banho, dois vestiários e deque privado. Havia novidades no Titanic: um barbeiro, algo raro de se ver, uma piscina, a primeira num transatlântico e um banho turco, que podia alojar comodamente 10 pessoas. Havia ainda um ginásio, com os equipamentos mais modernos e os passageiros podiam enviar mensagens para os seus amigos no continente usando o telégrafo Marconi sem fios, o mais potente da altura.
Segunda Classe: Classe média, prestigiada, arejada e limpa. Vivia no deque C e E, com quartos de luxo equivalente a suites nos hotéis mais luxuosos. Tinha uma sala de estar, de fumantes e de jantar, havia uma biblioteca e podiam andar nas áreas livres do deque B. Apesar das controvérsias, as instalações da segunda classe eram as mais luxuosas.
Terceira classe: pouco privilegiada, destinada principalmete aos imigrantes, era contida no interior do navio e ficava situada no deque E, F e G, com quartos pequenos e corredores apertados. As únicas áreas de convívio eram as salas de estar e jantar na popa cujo castelo era a área ao ar livre. Apesar de tudo, a quem diga que as acomodações da terceira classe eram melhores que as de primeira classe de alguns navios...
Fonte Wikipédia
Pois de todos os passageiros mortos,tinha entre eles estar um português,pois tinha embarcado em Southampton-Inglaterra ía em segunda classe, com destino a S. Paulo -Brasil,seu nome. José Joaquim Brito de 32 Anos